Pular para o conteúdo

A marcha da 1° edição do carnaval de Nutrição e Dietética

A Cada dia somos mais as pessoas que nos encorajamos você a divulgar por toda a rede, e a dar a conhecer com nossos blogs Nutrição e Dietética; de fato, a atividade entre alguns sites de nutrição é fluida, estando em contato e deixando nossos pareceres nas redes sociais. Parece, portanto, que é um bom momento para dar um passo a mais, e encorajar-nos com uma iniciativa bastante comum e atraente na blogesfera, trata-se dos "carnavais".

O que é um carnaval?
Não obstante o chocante que possa parecer, o nome, os carnavais são eventos temáticos regulares que realizam diversos grupos de blogs durante o ano.

Desta forma, o carnaval Biologia, de Química ou de Física contam com uma vasta experiência nas suas costas, e tornaram-se um ponto de encontro de blogs de muitas disciplinas.

Entre as bases de um carnaval costumam encontrar as seguintes diretrizes:

Os carnavais são de participação livre, qualquer pessoa com um blog pode participar, independentemente da temática do seu blog (não tem que ser exclusiva de Nutrição e Dietética).
A participação é limitada a uma entrada pelo blog e edição, a entrada tem que ser de acordo com a temática do carnaval.
A temática é mutável, ou seja, uma edição poderia incide sobre "dietas milagre" e outra sobre "alimentos funcionais".
O espírito do evento não é competitivo, por isso não há um blog vencedor, mas uma série de posts que falam de um tema comum, a partir de diferentes pontos de vista.
Cada edição é realizada em um blog diferente, para turnarse o esforço, o trabalho de atualização e o tráfego.
Estes eventos nos fortalecem como comunidade, nos permitem conhecer outros pontos de vista, para nos tornar mais visíveis e troca de visitas entre nossos leitores.

Propomos a fazer a primeira edição do carnaval de nutrição para celebrar o mês de Maio, começando a publicação dos posts o dia 1 de Maio e sendo a data limite para os posts no dia 28 de Maio (Dia Nacional da Nutrição). Você pode consultar a carta de apresentação do Carnaval.

Por ser a primeira edição, pensamos que seria uma boa idéia para aquecer os motores a propor e votar diferentes temáticas. Ao final, o tema central do carnaval será o escolhido pela comunidade blogueira.

Esta escolha será realizada no Alimmenta, que criará em seu site um espaço para as propostas e as votações até o final do mês de Março.

Uma vez terminado o mês, e escolhida a temática, teremos tempo de preparar a nossa entrada e dar divulgação ao evento. Ao começar Maio, aqueles blogs participantes terão que pendurar a sua entrada com a referência:
"Esta entrada participa na 1ª Edição do Carnaval de Nutrição" no final ou no início do post. Além de fazer chegar o e-mail ao blog hospedeiro, que neste caso será nesta mesma página (a Minha Dieta Manca), que se encarregará de atualizar a cada dia uma seção em seu website para recolher todos os links e entradas conforme podeis que se faz em outros blogs.

A ideia é que em futuras edições sejam outros blogs que tratam a testemunha de organizá-la, que o Carnaval de Nutrição se torne um evento regular e conhecido na rede e que possamos comemorar de forma contínua.

Esperamos que encontre interessante esta iniciativa, de forma que participemos toda a comunidade, com ilusão e que seja o início de muitas colaborações entre nossos blogs.

Se você gostou compartilhe e divulgue!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *