Pular para o conteúdo

Embalagem inteligente, future de informações ao consumidor

A embalagem ativo é uma modalidade de embalagem alimentar que baseia a sua acção em fornecer ao consumidor informações sobre o produto que contém em seu interior.

Esta inovação permite informar, embalagem, e pode ser muito útil na relação Indústria Alimentar – Consumidor, mas também pode induzir a enganos, se a informação não é transmitida bom, e daí o fim desta entrada.

A informação que se oferece ao consumidor baseia-se na interação que acontece entre o próprio alimento e o recipiente, que desencadeia uma alteração (geralmente visual) na embalagem, que é um indicador de qualidade ou do estado do produto.

Aplicação da embalagem inteligente para escolha de alimentos

Desde o regulamento 1935/2004, e começou a contemplar a embalagem ativo e inteligente. As substâncias responsáveis pela função ativa ou inteligente podem estar em uma tigela, por exemplo, em um saquinho de papel, ou ser diretamente incorporadas no material de embalagem, por exemplo, o plástico de uma garrafa feita desse material. Mesmo os materiais e objectos activos podem incorporar deliberadamente substâncias destinadas a ser libertadas no alimento (mas este não é o caso da embalagem inteligente).

Os sistemas de embalagem inteligentes oferecem ao usuário informações e não devem liberar neste seus elementos constituintes. Os sistemas inteligentes podem ser colocadas na superfície externa do recipiente e separar-se do alimento através de uma barreira funcional situada dentro dos materiais e objectos em contacto com os alimentos, o que impede que migrem para estes as substâncias que se encontram atrás dela. Existe uma lista comunitária de substâncias autorizadas, com componentes que podem ser usados neste tipo de embalagem, bem como o regulamento 10/2011 sobre os materiais e objetos para tal fim. Por que não é perigoso.

Cartões de identificação por RF

À margem de embalagens transportadores de dados (que podem ter mais utilidade para a indústria, intermediários, distribuidores e em geral todos os passos que se incluem na rastreabilidade) o consumidor deve lhe interessar, que nos stands, é possível encontrar, especialmente em um futuro próximo, a seguinte coleção de embalagens:

Indicadores de tempo-temperatura
Fornecem-Nos informação visual do efeito cumulativo do tempo e da temperatura do produto, são tags simples e baratas que mudam de cor, se a cadeia de frio está quebrado, ou se o alimento leva muito tempo esperando para ser consumido. Portanto nos servirão para saber se esse produto você deve comprar (no caso de estar no mercado) ou se o tínhamos esquecido (em nossa casa).

Indicador de frescor vida útil

Indicador de umidade:
Contêm materiais com componentes que mudam de cor dependendo da umidade, como o cloreto de cobalto ou de cobre.

Existem marcadores reversíveis (que voltam ao estado inicial, se a umidade retorna ao estado inicial) ou irreversível, que indica que o produto está ultrapassado um limiar definido, e, portanto, a possibilidade de que se tenha deteriorado.

Indicador de energia/vida útil:
Permitem controlar a qualidade do alimento, com base na resposta do recipiente em frente ao crescimento microbiano. Esta resposta pode estar condicionada pelas alterações em substâncias que estão relacionadas com o metabolismo de microorganismos, como é o aparecimento de compostos voláteis nitrogenados, amina, ácido deuterado, ácidos orgânicos...

Indicador de energia/vida útil

Indicadores de vazamento:
Permitem alertar o consumidor sobre a presença de perfurações ou soldas não herméticas na embalagem, baseado na sensibilidade de tinta ou de diferentes pigmentos à concentração do ar.

Os mais utilizados são os indicadores de oxigénio e os indicadores de C02.

Indicador de tinta termocrómica
Baseiam a sua actividade em tintas sensíveis ao calor, normalmente tem a função de señalizarnos a temperatura ideal de consumo, de modo que o alimento não queimar ou garanta que esteja conservado em temperatura baixa. Ele tem uma faixa de variação pequena para proporcionar a máxima precisão e assim nos dizer se essa cerveja vai estar bem fria, ou o café não vai abrasar. Além de incorporar-se à embalagem, é normalmente usado em acessórios, como canecas e copos.

Uso de tinta termocrómica em cerveja

Outros indicadores
A aparição da embalagem inteligente só é limitada pela imaginação e as aplicações da engenharia ao uso próximo, dessa forma, têm surgido indicadores tão específicos como os indicadores de golpes, roubo e até mesmo de reversão.

Conclusões
A embalagem inteligente é muito provável que se transforma em um habitual companheiro de compra em poucos anos, as coletividades envolvidas no seu desenvolvimento e aplicação, devemos ser responsáveis e usá-lo de forma útil e prática para a sociedade, já que se podem estruturar estratégias de saúde, marketing...

Cair na simples distinção do concorrente o tornaria um mero distintivo em frente a empresas rivais, e ajuda a combater a fome muito campo de investimento público.

A nível de educação e saúde permitiriam facilitar as eleições de compra e preparação dos alimentos, por isso espero que, ao final, nossas políticas, as nossas empresas e os consumidores sejamos mais inteligentes do que os próprios recipientes.

Nota: A embalagem inteligente, não é o mesmo que a embalagem ativo.
É importante considerar que é comum incluir a embalagem ativo dentro deste tipo de embalagem. Estritamente falando, o recipiente ativo não é um recipiente inteligente, já que, apesar de que interage com o alimento para aumentar a sua vida útil, não oferece a informação adicional para o consumidor.

Referências:
Imagens e informações obtidas de:

Aguirre R. Embalagens inteligentes. Novos dispositivos que melhoram a qualidade do produto a ser embalado. ITENE. 2008.
Gutierrez, L. Embalagens inteligentes para alimentos. CTIC. IV Jornada Tennología e inovação alimentar CITAÇÃO-CTIC.
REGULAMENTO (CE) N.o 450/2009, de 29 de maio de 2009, com materiais e objectos activos e inteligentes destinados a entrar em contacto com os alimentos.
Se você gostou compartilhe e divulgue!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *