Pular para o conteúdo

O suco que estava triste porque perdeu a sua fibra

Uma dieta que cojee dificilmente poderá fazer com que a pessoa siga crie um esboço de um sorriso. Não podemos pedir ao símbolo deste blog que está contente se passou por uma série de dificuldades que quase acabam com ele.

Muitas pessoas me perguntando durante estes anos o porquê da cara triste do suco, se por acaso se encontrava mal porque perdeu horas extras no baner ou se lhe mete-te que não haja maneira digna de traduzir literalmente para outros idiomas, o nome do blog. Podem ser opções válidas, já que o pobre está sob difíceis condições de trabalho (o que eu tenho feito na hora), mas a realidade é ainda mais complexa.

Qual a história por trás do suco de Minha Dieta Manca?
Corria o ano de 2009, e o que bate agora o teclado estava preparando um dos últimos trabalhos da carreira. Como a cabra sempre tira para o monte, voltei a escolher uma temática educativa e voltada para crianças e adolescentes: tratava-se de um receituário orientado para famílias com hipercolesterolemia, e como nesse menu, você pode adaptar para a idade infantil. A introdução falava entre outras coisas, dos fatores de risco que predispõem ao aumento do colesterol sanguíneo, entre os quais se encontram:

As dietas inadequadas: Aquelas com ingestão abusiva de gorduras saturadas, açúcar ou álcool causam que o organismo acumule nos vaso sanguíneos mais "mau" colesterol (Lipo-proteínas LDL).
Doenças hepáticas, endócrinas e renais: que aumentam a síntese da lipo-proteína LDL, que transporta o colesterol prejudicial para o organismo.
Hipercolesterolemia familiar: trata-Se de uma doença hereditária causada por um defeito genético que impede que o colesterol LDL seja degradado com a mesma eficiência com que os níveis de colesterol aumentam progressivamente.
Naquele ano, foi onde eu comecei a me muito mais crítico sobre o modo como chega a mensagem para a população, e na exposição queria fazer muito ênfase nas recomendações parcialmente verdadeiras que são lançados para lidar com esta patologia. Poderíamos dizer que este slide foi o primeiro rascunho da entrada posterior "Mitos e erros de dietas para o colesterol":

4 típicas recomendações para tratar o colesterol, somente a última é verdadeiramente apoiada por evidência.

Após a discussão de por que a mensagem continua transmitindo apenas parcialmente chegou a hora de trabalhar no menu, é claro a partir de uma visão de introdução de novos alimentos e de aceitação dos mesmos em casa.

Sem entrar em detalhes, nem análises especiais dietéticos um dos menus propostos era o seguinte:

Pequeno-almoço: Leite com cereais integrais sem adição de açúcar e suco.
Meio da manhã: Sanduíche de atum
Comida: Cus-cus com grão de bico e legumes. Morangos
Lanche: Fruta com iogurte
Jantar: Salada e pimentos recheados gratinados. Kiwi

No lanche, que era a única ingestão onde se presuponía maior tempo para a elaboração, propunha uma oficina para fazer uma apresentação mais atraente para os mais pequenos, e, sobretudo, aumentar o contato com as matérias-primas e com o mundo culinário em geral:

Entre as propostas que se podem fazer com abacaxi e laranja são coisas tão simples como as que aparecem acima. Aqui é onde entrou em jogo da corrediça do famoso vaso, onde apesar de estar recheado de suco de laranja ainda estava triste. Qual o motivo? Tornou-Se uma alternativa fácil, esse recurso comodón que se promove a campanha critiqué na análise publicitário de "Júver, como nós mudamos!".

O copo estava realmente irritado, cansado, irritado, resignado de que se seguisse pensando por parte das famílias que tomar um suco é o mesmo que pegar uma fruta. Ele sabe perfeitamente que não é assim, que a composição fica drasticamente: ao apertar um suco e não consumir toda a sua polpa, perdemos uma importante proporção de vitaminas e minerais, mas, fundamentalmente, de fibra, este conteúdo é crucial na resposta de insulina que ocorre, já que não é absorvido com a mesma velocidade que o açúcar de uma fruta que o de um suco. Além disso, no caso específico da hipercolesterolemia é ainda mais importante, já que:

Mas não foi apenas coisa da fibra, também historicamente lhe foi feita a alta concentração de açúcar nos sucos industriais, aspecto que acabou na escritura de entrada que você precisa saber sobre a nova legislação Europeia, a qual introduz A proibição do açúcar nos sucos de frutas. O suco sempre tentou transmitir essa mensagem, com a sua contínua oposição à crença de que frutas e sucos são nutricionalmente parelhos. Agora dá um passo além e se manifesta abertamente abrindo, pela primeira vez, a boca, como você pode ver aqui:

O que o futuro lhe espera com o suco?
Estareis de acordo comigo em que este simpático personagem foi ganho a pulso continuar me ajudando nesta tarefa de divulgação, por isso, renovamos o contrato. É mais, a partir de agora o copo de Minha dieta manca começa a tomar mais protagonismo e me estende uma mão na hora de transmitir os conteúdos do Blog. Graças à ajuda do meu amigo e designer gráfico Javier ¡¡Todos!, este copo ganha vida em diferentes cenas, já é hora de transmitir algo mais do que tristeza, chega o momento de propor alternativas, de denunciar aquilo que está mal e de alegrar-se pelas realizações que conseguimos desde a Saúde Pública e a Comunidade Científica.

O copo ainda está pendente de receber um nome digno, aceitam-se propostas. De momento temos recebido de "O Suco Zuno". O copo está aberto a ouvir as vossas ideias e de receber um nome que realmente lhe alegre o dia.

Aqui está um avanço, espero que gostem:

Desenho de Javier para ¡¡todos! www.midietacojea.com

Tenho a dizer em minha defesa que tento sempre colocar um toque de humor nas apresentações, porque a experiência me diz que as coisas se recordam melhor e consegue transmitir o conteúdo. Este copo de suco, teve muito boa acolhida em minha classe, e ainda tenho hoje em casa, onde continua a ter o mesmo rosto desenhado homenagem ao marcador "permanente".

Tem estado a fazer guarda no blog já desde os primeiros projetos do baner:

Até o modelo atual, que se renovou, por ocasião do primeiro aniversário do blog.

Espero de todo coração que o copo não perca a ilusão de continuar divulgando, por tudo que ele tem feito o blog a este humilde pesquisador que está convencido de que recebe mais do que dá neste mundo de divulgação. Esse mundo onde o salário é medido em parabéns, em e-mails de gratidão, ou pequenos detalhes como a nomeação para a final dos prêmios via ftp.

Por muitos anos este vaso, para que a nossa dieta não cojee.

Se você gostou compartilhe e divulgue!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *